18°
27°
Qua - 29/01
17° 32°
Qui - 30/01
18° 28°
Sex - 31/01
19° 27°
Vídeo Institucional
Menarim Sementes - Eventos

Dia de Campo reúne 150 pessoas em Ventania
25/09/2014

Variedades melhoradoras com maior produtividade e tolerância às doenças foram apresentadas pelas empresas
Legenda: Participantes conheceram novidades em melhoramentos e produtos para aumentar a produtividade no campo (FOTO CLEON COSTA)
Ceres Vieira

O Terceiro Dia de Campo de Trigo promovido pela Menarim Sementes, de Castro, reuniu 150 pessoas na Fazenda Vó Anna, em Ventania no dia 25 de setembro de 2014. Várias empresas apresentaram novidades em melhoramentos das cultivares e produtos para combater pragas e doenças no campo.
A Embrapa apresentou as cultivares BRS Gralha Azul, Sabiá, Tangará e Parrudo, entre outras, e as qualidades de cada uma como resistência às doenças, caixas de produtividade alta e o perfilhamento das plantas. “O parrudo tem um potencial muito positivo, é um trigo pão/melhorador com boa reação as principais doenças”, explica Vladirene Vieira.
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) fez o pré-lançamento do IPR Taquari que entre outras vantagens apresenta boa resistência ao alumínio do solo e a germinação pré-colheita. “É uma espécie de alta produtividade e muito resistente”, disse Carlos Riede.
Em primeira mão, a Biotrigo mostrou o TBio Toruk, com genética francesa. Entre as vantagens, está o maior rendimento, qualidade industrial e ótimo desempenho na panificação.
A OR Sementes trouxe o ORL 090242 que estará disponível para o produtor em 2016. É um trigo pão/melhorador. Outra cultivar apresentada foi a Vintecinco, lançada este ano e destinada exclusivamente para biscoitos.
A Coodetec também trouxe lançamento. O CD 1252 é um trigo/melhorador  com alto potencial produtivo e boa tolerância às doenças foliares e à germinação na espiga.
A Menarim Sementes apresentou  os trabalhos de densidade e espaçamento de semeadura, desenvolvidos para melhorar a produtividade e a competitividade do trigo.

Novidades
As empresas agroquímicas mostraram novidades para garantia de uma boa safra. Segundo Antônio Fernando Luchetti, responsável pelo desenvolvimento técnico de mercado da Basf na região de Ponta Grossa, o que limita a produtividade do trigo são os fatores climáticos, nutricionais, pragas, plantas daninhas e doenças. "Houve mudança no perfil das pragas, plantas daninhas e doenças de um modo geral”, destacou.
Entre as soluções para os produtores a empresa dispõe do programa agrodetecta que avalia e monitora as condições climáticas, e o risco de doenças.
A Syngenta apresentou produtos para melhorar a arquitetura das plantas, o tratamento das sementes e a proteção contra insetos.
Já a Bayer trouxe para o Dia de Campo produtos para melhorar a qualidade do grão, controlar a ferrugem, o oídio e as manchas foliares.

Avaliação
O produtor paulista Jurandir Proença Lopes destacou que o evento apresentou novidades em relação às variedades e condições da lavoura. “O Paraná mostra muita coisa para o Brasil”, disse. 
Ivo Arnt Filho, de Tibagi ressaltou que além de conhecer os lançamentos, o Dia de Campo é uma oportunidade para rever amigos.  “A cada ano está melhor e ficamos conhecendo as novidades para a próxima estação”.
Para Luciano Endo, produtor de Castro,  trazer ensaios de acordo com o clima e o solo da região é muito importante. “Sempre tem novidades e a participação de mais empresas a cada ano, mostra o peso que o evento tem”.
Para Luiz Henrique Siqueira, da Agropecuária Alberti, o encontro é uma boa oportunidade para o produtor se atualizar. “A parte técnica é bem elaborada e sempre tem novidades”.
O representante da Bunge Alimentos, Jean Camlofski, avaliou que as empresas corresponderam plenamente às expectativas. “Foi muito produtivo. Sempre acompanhamos a divulgação das novidades”.
Henrique Menarim destacou que este ano, o Dia de Campo foi organizado para um público maior e trouxe mais empresas para mostrarem o desenvolvimento genético para o trigo. “Cumpriu nossas expectativas, tivemos aqui 150 participantes”, finalizou.

Clique aqui e confira as fotos

Copyright 2020 • Menarim Sementes é Marca Registrada • Todos os direitos reservados • contato@menarimsementes.com.br