16°
31°
Ter - 28/01
18° 27°
Qua - 29/01
17° 32°
Qui - 30/01
18° 28°
Vídeo Institucional
Menarim Sementes - Eventos

Dia de Campo da Menarim Sementes apresenta novidades na cultura do trigo
24/09/2015

Este é o ano do trigo nacional. Assim o consultor de mercado, Marcelo Silva, definiu a situação do mercado brasileiro desta cultura, durante o 4º Dia de Campo de Trigo, realizado pela Menarim Sementes no dia 24 de setembro, na Fazenda Vó Anna, em Ventania. O evento reuniu 130 participantes, entre produtores, consultores técnicos e representantes de revendas, que puderam se atualizar sobre novas tecnologias, manejo e cultivares.

Silva informou que no primeiro momento da colheita a tendência é que o preço do trigo caia em função da alta oferta, já que a previsão é de uma boa colheita. “No entanto, com a chegada do trigo importado, o comprador vai poder analisar a qualidade do produto. E o produtor que tiver condição de armazenar o trigo, vai sair ganhando neste segundo momento”.

Com relação às cultivares apresentadas no Dia de Campo, o destaque fica por conta do triticale IPR Aimoré. Desenvolvida pelo Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), a cultivar apresenta ciclo precoce (pode ser colhida em 110 a 115 dias contra 130 da tradicional) e ampla adaptação em diferentes condições de clima e de solo. “Havia uma demanda grande para uma variedade de triticale de ciclo mais precoce. E esta cultivar veio suprir esta necessidade”, relata o pesquisador do Iapar, Carlos Roberto Riede.

Ele demonstrou, ainda, a cultivar IPR Catuara TM, que é do tipo melhorador (que precisa ser misturado a outras cultivares para ser utilizado), com ciclo precoce e ampla adaptação e a cultivar IPR Taquari, que foi mostrada pela primeira vez aos produtores, que apresenta excelente produtividade e boa resistência às doenças.

A Embrapa apresentou seis tipos de cultivares de trigo: Pardela, Tangará, Gaivota, Gralha Azul, Sabiá e Graúna. De acordo com o melhorista de trigo da empresa, Manoel Carlos Bassoi, todas as cultivares apresentam ampla adaptação de clima e solo e boa resistência ao oídio, à ferrugem e às manchas nas folhas.

A Biotrigo trouxe a cultivar Tbio Sossego. Segundo o gerente regional norte da empresa, Fernando Michel Wagner, é o material de maior sanidade já lançado no Brasil. “Esta cultivar possui um bom nível de resistência ao complexo de doenças do trigo, seja na espiga ou na folha. E já está aceita pelo mercado, já que realizamos dois anos de testes antes de lançarmos uma nova cultivar”, informou Wagner. A empresa apresentou, também, a cultivar Tbio Toruk, o primeiro material de genética francesa e com alta qualidade de panificação.

Pesquisas
O pesquisador da Embrapa Trigo, Antonio Ricardo Panizzi, explicou sobre o manejo de percevejos em trigo. Segundo ele, historicamente o trigo era uma cultura que não tinha este problema. “Mas com o desenvolvimento do plantio direto na palha, o percevejo se adaptou à palhada no chão por ter abrigo e alimento farto”. O pesquisador apresentou os danos que os percevejos podem causar na plantação e alertou sobre como identificar as espécies e a melhor maneira de combate-los, observando a viabilidade econômica e a sustentabilidade ambiental.

O Engenheiro Agrônomo e diretor técnico da Menarim Sementes,  Henrique Menarim, demonstrou os resultados de pesquisas desenvolvidas pela empresa, com destaque para o diferencial no nível de perfilhamento das cultivares em relação ao tipo de cobertura outonal e comportamento de cada cultivar em relação ao número de dias para o espigamento.

Tratamento Industrial de Sementes
Menarim destacou também as vantagens do tratamento industrial de sementes, dentre elas a segurança na qualidade do tratamento, menor mão de obra e exposição dos trabalhadores, menor risco de perdas dos ativos, redução do potencial de geração de pó e maior segurança na operação de plantio para os colaboradores e par ao meio ambiente. “O tratamento industrial de sementes será oferecido pela Menarim Sementes a seus clientes já na próxima safra e será personalizado de acordo com a necessidade de cada produtor”.

Confira as imagens do evento no link: https://picasaweb.google.com/108270852052004607289/4DiaDeCampoDeTrigo24092015

Fotos: ALB Vídeo

Assessoria: Eletricka Klupp – Propaganda e Marketing
Elisangela Zanetti

 

 

Copyright 2020 • Menarim Sementes é Marca Registrada • Todos os direitos reservados • contato@menarimsementes.com.br