10°
22°
Qui - 06/08
9° 23°
Sex - 07/08
9° 24°
Sex - 08/08
10° 23°
Vídeo Institucional
Menarim Sementes - Eventos

5º Dia de Campo de Trigo - Menarim Sementes
29/09/2016

Confira as imagens do evento, clicando no link: 

http://goo.gl/ZqBjB1

Dia de Campo da Menarim Sementes apresenta novidades e debate o mercado do trigo

Com grandes estoques, não podemos esperar grandes preços no trigo neste ano. Esta é a projeção que o consultor Luiz Carlos Pacheco, da empresa Trigo e Farinhas, fez do mercado de trigo para esta safra durante sua palestra no 5º Dia de Campo de Trigo, realizado pela Menarim Sementes no dia 29 de setembro, na Fazenda Vó Anna, em Ventania. O evento reuniu cerca de 120 participantes, entre produtores, consultores técnicos e representantes de revendas, que puderam se atualizar sobre novas tecnologias, manejo e cultivares do trigo.

Essa expectativa de Pacheco se deve ao seu conhecimento com relação aos estoques. Segundo ele, se os estoques diminuírem o preço vai subir. Se a previsão de estoques é para mais, então o preço vai cair. E para este ano se espera um aumento na produção do trigo, alcançando, pela terceira vez consecutiva, o recorde mundial. “O Brasil vai produzir 6 milhões de toneladas e na Argentina, de onde vem a maior parte do trigo importado pelo nosso país, a produção saltou de 10,5 para 14,5 milhões de toneladas. Por isso não podemos esperar grandes preços”, informou o consultor.

Outra palestra realizada no Dia de Campo foi sobre a importância da qualidade da semente utilizada para o plantio do trigo. De acordo com o pesquisador Luiz Eichelberger, da Embrapa Trigo, o sucesso de uma lavoura começa por uma boa semente. “Não adianta colocar 20% a mais de sementes que não é de boa qualidade para compensar. Não vai conseguir ter o desempenho como uma boa semente. O que queremos é que tenha uma planta que nos permita uma ocupação total e uniforme do espaço. E isso só conseguimos com uma boa semente”, explica o pesquisador. 

Ainda durante o evento, foram realizadas apresentações de campo das empresas parceiras (Bayer, FMC e Ihara), além da apresentação de novas cultivares realizada pela Embrapa, Iapar e Biotrigo.

Pesquisa

O Engenheiro Agrônomo Henrique Menarim apresentou um trabalho sobre adubação, que tinha como objetivo verificar se havia resposta na produtividade de número de espigas por metro quadrado em relação à formulação utilizada na adubação de base em áreas descompactadas e áreas não descompactadas. Para este trabalho, foram utilizados de 0 a 54 kg de nitrogênio na semeadura de base. Como resultado, houve um incremento no número de espigas por metro quadrado onde havia sido feita a descompactação da área.

Outro ponto enfatizado por Menarim foi o tratamento industrial de sementes que, dentre os benefícios ao produtor, estão a segurança na qualidade do tratamento, a menor mão de obra e exposição dos colaboradores, o menor risco de perdas de ativos, a redução do potencial de geração de poeiras, maior segurança na operação do plantio para os colaboradores e menor contaminação do meio ambiente. “E este tratamento industrial pode ser feito de acordo com a necessidade do produtor”, explica o agrônomo.

Avaliação

                Henrique Menarim destacou a qualificação do público presente ao evento, composta por técnicas e produtores da região. “Isso enriqueceu bastante nosso evento”.

Um dos produtores presente, Anderson Caio Taques Moreira, residente em Castro, é cliente da Menarim Sementes há 20 anos e vê no Dia de Campo uma oportunidade para a conhecer o que há de novo em termos de semente e tecnologia. “E o que eu vejo aqui eu tento colocar em prática, principalmente o que já foi aprovado em pesquisa. Prefiro hoje acompanhar as pesquisas que foram desenvolvidas do que levar a pesquisa para a própria fazenda.  Porque já conheço o resultado e isso traz um melhor desempenho da minha lavoura”.

                Também o engenheiro agrônomo Albertino Perez, de Tibagi, destaca a importância do dia de campo para a agricultura da região. “Estive presente em todos os eventos e conheço o trabalho sério e responsável da Menarim Sementes. É um trabalho que soma muito para nós produtores, agrônomos e técnicos, que conseguimos aliar o que vemos aqui com a tecnologia que aplicamos em nossas fazendas”.

Copyright 2020 • Menarim Sementes é Marca Registrada • Todos os direitos reservados • contato@menarimsementes.com.br